domingo, 6 de setembro de 2009

Estética na gestação

As mulheres preocupadas com o não desaparecimento das transformações do período gravídico ficam ansiosas desnecessariamente, pois na atualidade os tratamentos cosmetológicos podem ser realizados ainda no período gestacional, mas certamente a prevenção dos sinais e sintomas ainda é o método mais seguro para a gestante e para o seu bebê. Várias transformações ocorrem no organismo materno, o surgimento de um novo órgão endócrino - a placenta- causa uma verdadeira revolução hormonal, que imprime profundas alterações no maior órgão do corpo humano: a pele.
Geralmente as mulheres têm seus cosméticos de preferência durante a vida adulta, e no período da gestação surgem várias dúvidas quanto a utilização ou não destes mesmos produtos, o que acontece é que algumas substâncias como a amônia presente nas tinturas e descolorantes de cabelo, ácidos esfoliantes para a pele, podem provocar alterações permanentes no desenvolvimento do feto. Para sua segurança os produtos devem possuir informações sobre o efeito teratogênico, ou seja, causador de efeitos nocivos ao feto, alguns indicam a suspensão do uso em caso de gestação confirmada, da mesma maneira que está descrito nas bulas medicamentosas.
A gestante de um modo geral prefere usar roupas confortáveis mas que sejam sensuais, ela sabe que a barriga é o espaço do bebê, mas pode e deve ter uma barriga bonita. As suas formas permitem até o uso de mini blusa e biquínis. Em termos estéticos, nem é preciso lembrar que a gula durante a gravidez é o detonador de transtornos como flacidez no busto, inchaço nas pernas, varizes, estrias e celulite. De acordo com especialistas, o ganho de peso durante a gravidez deve flutuar entre 10 quilos.
Cultivar a auto-estima também é uma excelente forma de amenizar algumas alterações que surgem com a gravidez. Devemos lembrar que a gravidez não é uma doença e não existe qualquer patologia que faça a mulher grávida ficar feia. O bem-estar durante essa fase depende diretamente do seu estado emocional, da manutenção de uma vida sexual normal e da prática de exercícios.
Quando a futura mamãe faz uma ginástica suave, o seu organismo libera endorfina, hormônio que provoca a sensação de tranqüilidade. Convém ressaltar ainda, que as emoções maternas são percebidas pelo bebê que habita seu útero.
De objeto de desejo à fonte de alimentação, os seios, nesse período passam a ser chamados de mamas. Durante a gravidez eles se tornam maiores e é importante que se use sutiãs maiores e mais firmes. É bom lembrar que a lactação não é responsável pela flacidez. Ou seja, relaxe e aproveite ao máximo o ato de amamentar, um contato saudável e fundamental com seu filho.
Hoje, a indústria de beleza apresenta várias alternativas em produtos específicos para gestantes: cremes, filtros, shampoos, tinturas, etc. Portanto, aproveite bastante este momento tão especial na vida de uma mulher. Ao mesmo tempo que curte seu filho crescendo dentro de você, use e abuse do seu charme e sensualidade.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogo, esta ajudado muito.

    ResponderExcluir
  2. Cheila Magali escreve...

    Trabalho com moda para gestantes a três anos e neste período pude conviver com diferentes biotipos de gestantes... As gestante gostam de ser elogiadas, gostam que falem que elas estão bonitas e adoram falar do bebezinho que está chegando... O que já comprou, o que falta, o que vai ser, o nome, etc... Tudo é motivo para longas horas de conversa... Quanto a estética, são bem variáveis. Tem aquelas que possuem só uma barriguinha, que não tiveram nenhuma alteração corporal além do aumento da barriga. Tem aquelas que chegam desesperadas pois não conseguem mais roupas que servem pois aumentaram não só na barriga, mas nas pernas, coxas e bumbum. Percebo que em gestantes que ganham peso muito rapidamente as estrias se fazem presentes em várias partes do corpo, como barriga, lateral do quadril e coxas, além da região entre pernas... O humor também está alterado, pois tem dias que elas não gostam de nada e tem dias que elas gostam de tudo... Elas querem se sentir bonitas e procuram nas roupas para gestante uma forma de valorizar a "barriguinha" que começou a crescer... Quando vão comprar os sitiãs de amamentação, acham os mesmos muito feios e muitas brincam que é por isso que o período de pós parto se chama quarentena (Dizem que são os 40 dias que os maridos fogem delas "por não estarem sexis")... De brincadeira é claro... Acho muito legal poder compartilhar essas coisas com mais pessoas, tudo que lemos a este respeito só vem a engrandecer e tornar o momento de ser mãe mais especial ainda...

    ResponderExcluir