sábado, 13 de junho de 2009

OS DIFERENTES SENTIMENTOS DURANTE A GESTAÇÃO

Durante a gestação existe uma tendência da mulher permanecer sensível, chorosa, ansiosa irritada..., mas para cada período você irá observar as mudanças no seu comportamento, cada mulher vivencia estas alterações em intensidade diferentes, muitas vezes não percebem o quanto estão irritadas ou o quanto são solicitantes, e devem compreender que o marido e os filhos também estão em um período delicado. No decorrer dos três primeiros meses (primeiro trimestre) a mulher tem duvidas quanto a gravidez, será que é real?, pois não apresenta muitas mudanças no corpo, o bebe não mexe; tem medo que a gravidez seja interrompida, por desconhecer os fatores que causam o aborto , e por não terem experimentado anteriormente o estado gravídico não compreendem as mudanças com clareza. Sonolência,o apetite aumenta, o humor se modifica rapidamente, tem um aumento da irritabilidade e apresenta-se mais sensível. É uma fase de adaptação. O marido nesta fase vivência com freqüência o sentimento de rejeição, ambivalência , incerteza, ciúmes , ansiedade, superproteção, rivalidade pelo feto / gestação. Os filhos mais velhos dependendo da idade, apresentam terror noturno, depressão, demonstram agressividade, um apego exagerado pela mãe (colo) e passam a comportarem-se com em fases anteriores, regridem . Do terceiro ao sexto mês de gestação (segundo trimestre) a mulher geralmente apresenta falta de atenção, maior aceitação da condição de grávida, os primeiros movimentos fetais são relatados, o emocional apresenta-se mais estável, a idéia de que está gerando a vida de outro ser em desenvolvimento no seu ventre está mais clara. O marido nesta fase demonstra fragilidade, ciúmes, regressão e rejeição. Do sexto ao nono mês de gestação (terceiro trimestre) a mulher refere o aumento da ansiedade em relação ao parto , trabalho de parto, o medo do desconhecido, mas a imaginação os sonhos em relação ao bebe aumentam, permanece desatenta, impaciente, pode haver o desejo do término da gestação ou do prolongamento da mesma ( sentimento contraditórios), aumenta a necessidade de carinho. O marido nesta fase relata maior aceitação da gestação e do bebe, o sentimento de paternidade é mais presente, somatiza refere cefaléia seguidamente, cólica, diarréia. Os filhos mais velhos aceitam porque não visualizam a criança, logo não coloca em risco a divisão do amor dos pais. Conforme a psicóloga Clarice Skalkowicz Jreissati na civilização ocidental, o pai tem em relação ao nascimento dos filhos, basicamente 3 funções: fecundar o óvulo, esperar ansiosamente no corredor da maternidade enquanto ocorre o parto e prover as necessidades materiais da família. E infelizmente podemos contar nos dedos os que esperam seus bebês no berçário, que os levam ao médico, que participam de reuniões de pais... Mas, nem todos os pais são omissos, eles lêem revistas e livros especializados e buscam sites que falam sobre bebês, sentem prazer em ajudar a trocá-los, embalam-nos carinhosamente, fascinam-se ao acompanhar seu desenvolvimento e dispõe-se a cuidar deles enquanto suas mulheres desfrutam de um pouco de privacidade, descanso e silêncio. O homem moderno improvisa. Ninguém lhes ensinou como fazer, ou seja, o bê-a-bá. Como agir diante de um bebê, segurá-lo, dar-lhe a mamadeira, fazê-lo arrotar, saber como e de que lado deitá-lo ....Ele aprende na prática, com improviso....e surpreendentemente descobre-se um ótimo pai. Quando caem os tabus, é maior a liberdade social e cultural de improvisar o papel do pai. Se o homem quiser, poderá ficar mais próximo, estabelecer uma relação mais direta e imediata com a criança, ter acesso ao filho desde o nascimento. Pode pegá-lo, trocá-lo passar pomada no bumbum, limpar o curativo do umbigo, dar-lhe banho, vesti-lo, acalentá-lo, deitá-lo, dar-lhe mamadeira , levá-lo para a mulher amamentar...E mais tarde arrastar-se pelo chão, engatinhar com ele, ensinar-lhe palavras, cantar, ajudá-lo a andar, manipular seus brinquedos, contar histórias para ele...É fácil ser pai quando se está disponível...quando não temos medo...quando permitimos a aproximação...quando nos emocionamos. Quando ensinamos (através do abraço) nosso filho a ser um pai ou mãe muito mais afetivo, generoso e feliz
. Lembre-se: Não se nasce um pai moderno, torna-se um...

5 comentários:

  1. Eu me tornei na verdade um pai moderno,pois ao nascimento do primeiro filho eu não participava muito das funções.Não por não querer. Era falta de experiência e informação. Tinha sogra que ajudava, tia que dava palpite, vizinha que achava que podia dar receita pronta de como criar um filho.
    No segundo, foi diferente. Eu ajudava em tudo, e minha maior diversão era tratá-lo e dar banho.Ser pai é simplesmente maravilhoso.Muitas vezes se descobre isso muito tarde. não conseguimos curti-los, e isso faz falta mais tarde. Um pai não deve se submeter apenas no cumprimento destas três funções descritas acima. Ele deve ser presente e cuidador com os seus.É gratificante receber um abraço e um sorriso de um filho.

    ResponderExcluir
  2. O meu ainda está na barriga da mãe, mas já estou lendo tudo o que posso e me preparando para ser muito mais que um simples provedor.

    ResponderExcluir
  3. Estou grávida, provavelmente chegando aos 2 meses, agradeço por postar a matéria. Não estou contente com a gestação, me sinto como se estivesse doente, tudo que eu queria era que isso acabasse logo. Evito falar com as pessoas sobre o assunto e somente as pessoas que não pude evitar é que sabem da gravidez, sinto tanta raiva, alguns dizem que é só uma fase e que vai passar. Assim espero, sempre fui muito ativa agora vejo minha vida e planos desmoronarem.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, apesar de eu ser o futuro papai, estou assim como você, evito falar com as pessoas a respeito da gestação da minha namorada, ou ex, não sei. Ela me rejeitou totalmente, já me maltratou bastante, já falou muita bobagem pra mim e por ultimo, qdo fui na casa dela, a mesdma até desligou o cel e se escondeu p não falar comigo e não me ver. Pra mim isso foi a gota d'agua, terminei com ela, já tem uma semana que não falo com ela se ela realmente gostar de mim, ela vai me procurar. Sei q muita gente, talvez aqui no blog vai criticar a minha iniciativa, mas só deus sabe o que já passei e estou passando. O meu sonho de ser pai, ta se transformando numa grande frustração, não to curtindo nada dessa gestação. Espero que isso passe

    ResponderExcluir
  5. Minha gravidez foi desejada apesar de só termos um ano de relacionamento, mas depois que engravidei não me sinto feliz... Me sinto frustrada com o comportamento do meu namorido, fico sempre achando que ele deixa a desejar no papel de provedor.
    Eu fico triste pq ele é um bom homem, mas é descansado e eu fico me perguntando se fiz a escolhat certa... Eu sinto que serei a mulher, provedora, esposa, mãe e pai dessa criança. Me sinto sozinha... Acho que se eu pudesse voltar atrás agora, não engravidaria e deixaria ele apesar dele ser carinhoso comigo, não me ajuda com as tarefas da casa e não corre atrás de emprego.

    ResponderExcluir