domingo, 6 de setembro de 2009

Modificações da pele da gestante

A hiperpigmentação da pele é muito comum na gestação, no rosto, na barriga e na genitália.
Na face, forma-se a máscara gravídica, acometendo as mulheres brancas, preferindo as regiões malar, central e mandibular.
A medida mais segura para prevenção é a proteção física como o chapéu, boné, guarda-sol, roupas..., e a proteção solar através de loção com o fator previamente indicado pelo seu dermatologista ou pelo obstetra e sempre respeitar os horários mais apropriados para esta exposição, evite o sol das 10h ás 16h.
No caso da não regressão completa da hipercromia, deverá realizar a despigmentação, após o período de amamentação, utilizando esfoliantes a base de ácidos, ou peeling químico; que deverá estar sendo aconselhada pelo dermatologista.
O aparecimento de estrias é gradativo ocorre devido a falta de elasticidade da pele ao esticar bruscamente, ocorre geralmente do 6º mês em diante, obrigando a mulher a redobrar a atenção no uso de cremes ricos em colágeno, os cremes devem ser hidratantes e ter colágeno; pode ser manipulado. Aproveite ao máximo este momento, peça ajuda de seu companheiro para que possa acompanhar as evoluções desta gestação, ele deverá passar o creme principalmente nos locais que agora você não alcança mais como nos tornozelos, pés...não esqueça da barriga, culotes, braço face interna, pernas...
As pernas devem ser tratadas com carinho, sua circulação não é a mesma de antes da gestação, elas ficam inchadas, ao passar um creme que tenha em sua fórmula cânfora, você irá sentir um a sensação de frescor, o ideal é que outra pessoa passe para você que deverá estar deitada, elevando sua perna irá realizar movimentos de parafuso de baixo para cima, facilitando o retorno venoso, diminuindo o inchaço. É indicado realizar antes de dormir.
Evite utilizar óleos puros direto na pele, ao contrário do que se sabia ele pode estar afinado sua pele, ele deverá ser utilizado quando você for expor-se ao sol e utilizando o fator de proteção antes, respeitando o horário antes das 10hs da manhã e após ás 16hs da tarde.
Cremes oleosos são contra-indicados durante a gestação.Os mamilos devem ser expostos ao sol, sem barreira de janela, roupas, cortinas ou utilizando fórmulas cremosas. Durante 15 minutos diariamente expostos aos raios solares a pele do mamilo irá apresentar maior elasticidade devido a indução da formação de colágeno nesta área, se você perceber que ao redor do mamilo apareceram pintinhas é normal, quando você parar de expor a mama ao sol irá desaparecer. Atualmente não é conhecido nenhum produto que seja tão eficiente quanto o colostro ou o leite materno para prevenir e tratar fissuras mamarias, então você deverá fazer expressão de colostro se já presente espalhar ao redor do mamilo, irá secar e formar uma película ideal para manter a aréola hidratada, preparada para a sucção do bebê sem causar danos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário